quarta-feira, 6 de abril de 2016

COUVE A BASE DO FAMOSO SUCO VERDE


Quem nunca ouviu falar sobre a famosa Dieta Detox, que está fazendo o maior sucesso com o pessoal natureba.! Caso você ainda não saiba, o principal ingrediente envolvido nessa dieta é a COUVE, com sua exuberante cor verde de encher os olhos. As crianças odeiam, os adultos toleram, alguns até fingem gostar, mas é um ótimo alimento que deveríamos consumir pelo menos 2 vezes por semana.

Geralmente, quem é adepto da cultura do Detox, costuma consumir em forma de sucos e batidas naturais alguns tipos de alimentos, como frutas, verduras, legumes e cereais, adicionando água para deixar a mistura líquida e melhorar o processo digestivo. É possível fazer inúmeras combinações utilizando toda a variedade de alimentos orgânicos que existem, basta ter criatividade!

Origem e Características:

Planta herbácea originária da Europa a couve e seus parentes crucíferos são muito apreciados. Os gregos foram os primeiros a descobrirem seus efeitos medicinais.

Da família das Brassicaceae, a couve, ou Brassica oleracea é da mesma linhagem do brócolis, couve-flor e repolho. Lembrando que o brócolis possui no mínimo 10 benefícios extremamente importantes para sua saúde

A variedade mais comum é a couve manteiga, de caule ereto, com folhas grandes de coloração verde escura, pode atingir de 60 cm a 1 metro de altura. É uma planta tolerante a fatores climáticos, produzida em regiões quentes e frias. Se quer uma boa dica, coma essa couve. Além de conter muitos nutrientes que ajudam afastar doenças graves, anemia e câncer por exemplo, também é ótima para emagrecer e eliminar as gordurinhas localizadas. 

Emagrecimento e a Couve

Comer couve ajuda emagrecer? Sim! É mais um dos trunfos dessa maravilhosa verdura. Muito melhor comer com saúde e ainda perder uns quilinhos né!

Segundo a nutricionista Jennifer Partika, a couve promove saciedade e evita a fome devido a algumas características: presença de fibras, atuação como um poderoso antioxidante e apresentar baixa caloria. Dessa maneira, a couve também melhora o processo digestivo e faz uma desintoxicação do organismo, impedindo o acúmulo de gorduras.

Informações Nutricionais

Bom, como muito foi dito dos nutrientes que essas “folhinhas” têm, vamos a eles:

Para as vitaminas e minerais temos uma boa quantia, com proteínas, fibras alimentares, cálcio, vitaminas A, B1, B2, B6, C, K, fósforo, manganês, magnésio, potássio, ferro e zinco. Realmente a folha verde impressiona!

Uma porção de 100g possui 27 kcal, sendo assim uma ótima opção para quem faz dieta. Além das baixas calorias, a couve também tem um alto teor de clorofila que, atuando como  um calmante natural ajuda a diminuir a irritabilidade para os mais “estressadinhos”, rs!

Benefícios da Couve para a Saúde

Agora você vai se surpreender com os benefícios preventivos, curativos e de melhora dessa belezinha…

Rica em fibras ajuda em casos de constipação intestinal, melhorando o trânsito intestinal;
A vitamina K junto com ácidos graxos auxiliam em processos inflamatórios, melhorando os sintomas da artrite e asma;
A couve é ótima na formação de dentes e ossos, deixando-os mais fortes. O magnésio e o cálcio presentes em proporções ideais, melhoram a densidade óssea. Somente o cálcio não basta, o magnésio precisa estar presente e na concentração certa, e este é o caso da couve;
O magnésio ainda é responsável por manter nosso bom humor, ele é fundamental para a formação e bom funcionamento dos neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor;
Rica em vitamina A, age como antioxidante, melhora a textura da pele, combate os radicais livres e diminui o envelhecimento precoce;
Ajuda no tratamento de anemia ferropriva por conter ferro e vitamina C (a vitamina C é importante, sem ela o ferro não é absorvido);
Existem relatos onde a folha de couve colocada sobre ferimentos age como cicatrizante;
A vitamina C presente aumenta a imunidade, protegendo contra doenças respiratórias;
Os fitoquímicos naturais (com ação contra toxinas) presentes na couve fazem com que o organismo eliminem toxinas, o principal fitoquímico é o glicosinolato. Portanto, reduz inchaços, melhora a textura da pele e ajuda curar ressaca;
E é claro por ser rica em fibras e ser de baixo valor calórico é muito utilizado em dietas. Se quiser aprender um pouco mais sobre dietas com couve (Clique Aqui!)
Dicas de Compra e Conservação

Quando lidamos com alimentos orgânicos e naturais um dos cuidados que devemos tomar é na compra e armazenagem… Todo mundo sabe como é difícil encontrar boas verduras e legumes nos supermercados. Geralmente estão muito verdes, muito maduros ou machucados por causa de quedas durante o transporte ou na hora de abastecer as gôndolas. Mas apesar disso ainda é possível levar pra casa um bom maço de folhas de couve com um pouco finécia na hora de escolher.

Em primeiro lugar, a couve ideal é aquela com aspecto de folhas frescas, que não estão murchas ou enrrugadas por causa do calor ou falta de ventilação. Segundo, a folha boa não deve se apresentar manchada, e sim com uma cor verde escura bem bonita. Terceiro e último ponto, ter talos firmes que estalam quando quebram.

Pronto! Agora que você já aprendeu como escolher corretamente suas folhas de couve, descubra a melhor maneira de guardá-las para garantir a conservação por muito mais tempo…

De preferência guarde a couve na geladeira em saco plástico, primeiro porque a temperaturas mais baixas o grau de conservação dos alimentos tende a aumentar por causa da diminuição na atividade molecular da matéria e, segundo, pelo fato da sacola plástica não deixar as folhas entrarem em contato direto com o ambiente seco da geladeira, apenas com a temperatura. Se forem rigorosamente seguidas essas dicas, o maço de couve pode durar de 3 a 7 dias.

Maneiras de Consumo

Com a compra feita e a couve guardada corretamente, está na hora de saboreá-la. O consumo frequente dessa hortaliça vai trazer todos os benefícios citados anteriormente, e existem algumas formas de prepará-la para comer.

CONSUMIR CRUA

Sem dúvida a maneira mais saudável e correta de consumir qualquer hortaliça, pois assim o alimento ainda concentra praticamente todos os nutrientes, ou seja, quando um processo de cozimento é aplicado, as propriedades iniciais presentes na couve são perdidas e transformadas em outras menos nutritivas. Então, para tirar o máximo possível de nutrientes o ideal é consumir a hortaliça crua e no mínimo 2 vezes por semana.

couve-verde-picada-saúde-100-por-cento

REFOGAR NA PANELA

Outra forma de consumir também é refogar na panela, lembrando que a maneira correta de refogar a couve é dar uma salteada na couve sem ficar muito tempo no fogo, para não perder nutrientes.

couve-refogada-na-panela-saúde-100-por-cento

BATER NO LIQUIDIFICADOR

O suco verde é outra forma de obter os nutrientes da couve. A base do suco verde é a couve, e os demais ingredientes você pode variar, vai da sua imaginação e criatividade!

Os sucos verdes são grandes aliados para quem quer emagrecer. Além de nutrir, possui o efeito de detoxificação do organismo. As fibras dão sensação de saciedade e fazem o intestino funcionar regularmente. O gengibre quando usado nesses sucos tem o poder de acelerar o metabolismo além de dar um gostinho especial.

Pensando na sua saúde, segue uma receitinha básica de suco verde desintoxicante.

suco-verde-couve-saúde-100-por-cento

RECEITA DE SUCO VERDE DESINTOXICANTE

Ingredientes:

2 folhas de couve
2 laranjas inteiras (suco)
1 pedacinho de gengibre
4 cubos de gelo
Modo de preparo:

O preparo de sucos detox geralmente são bem simples, neste caso, apenas coloque todos os ingredientes juntos no liquidificador e bata bem por 1 minuto ou mais. Beba sem coar.

0 comentários:

Postar um comentário

DESTAQUES

CANAL SAÚDE

DEIXE SEU RECADO

VISITAS

Tecnologia do Blogger.
'); document.write(''); document.write(''); document.write('