quarta-feira, 6 de abril de 2016

OS MOTIVOS PARA COMER MAIS BRÓCOLIS


o brócolis que tem nome científico Brassica oleracea, são cultivados desde a época romana e se adaptam facilmente a climas frios.

O brócolis é um vegetal que desde o talo, flores e folhas podem ser consumidos. Depois de colhidos devem ser consumidos em até 5 dias, pois ocorrem alterações no sabor coloração e aroma.

Rico em vitaminas como A, C, B1, B2, B6 e K, fibras alimentares, minerais como cálcio, ferro, zinco, sódio e potássio, o brócolis possui baixa calorias, aproximadamente 36 Kcal em 100g.

Podem ser consumidos de várias maneiras, cozidos em saladas, sopas, refogados, tortas entre outros. Para não perder nutrientes ou alterar a textura o cozimento de ser feito a vapor ou em panela tampada e com pouca água e o cozimento deve ser rápido.

Melhora a imunidade: O ácido fólico e alguns antioxidantes como o caroteno, presente no brócolis melhoram a imunidade do organismo, beneficia o desenvolvimento das células sanguíneas, evitando a anemia. Portanto, muito indicado para gestantes.

Previne o câncer: O brócolis assim como outros vegetais crucíferos como o couve-flor é rico em sulforafano. Estudos feitos em relação ao sulforafano tanto clínicos como laboratoriais demostraram que a maior ingestão de vegetais crucíferos pode ajudar na prevenção do câncer. Segundo pesquisas realizadas o sulforafano interferem com a função normal dos genes e suprimem tumores. Podem ainda, afetar os níveis de estrogênios ajudando a reduzir o risco de câncer de mama.

Previne doenças oculares: Neste caso, atuam dois antioxidantes encontrado no brócolis, a luteína e a zeaxantina. Estes dois compostos protegem contra a degeneração macular.

Prevenção do envelhecimento: Rico em antioxidantes e vitaminas C o brócolis ajuda na prevenção de rugas e pigmentos na pele. Os antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Reduz complicações do diabetes: O brócolis possui uma substância chamada cromo que ajuda regular o açúcar no sangue e a produção de insulina. E em estudos recentes, o composto sulforafano é responsável por proteger os vasos diminuindo os danos causados às células pelo açúcar.

Formação de ossos e dentes: A concentração de cálcio neste legume é alta, e junto com a vitamina K também presente no brócolis, ajudam na formação de ossos e dentes em crianças. E para adultos ajudam na prevenção e tratamento da osteoporose.

Melhora a digestão e o funcionamento intestinal: Rico em fibras ajuda a manter o movimento intestinal aliviando os sintomas da constipação intestinal. Alguns fitonutrientes como o isotiocianatos protegem a mucosa gástrica de lesões.

Ajudam a regular a pressão arterial: O cálcio, o magnésio e o potássio presente no brócolis ajudam na regulação da pressão arterial.

Melhoram os sintomas da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica): Estudos recentes demostraram que o sulforafano ajuda a melhorar as condições das pessoas com DPOC. Agem limpando os pulmões, eliminando substâncias nocivas como partículas do pó e resíduos que entram nos pulmões através do ar.

Combate e previne artrite: Fonte de flavanóides que é um agente antinflamatório ele ajuda a combater as inflamações nas articulações. E ainda o sulforafano diminui a destruição de cartilagem entre as articulações prevenindo a artrite.

0 comentários:

Postar um comentário

DESTAQUES

CANAL SAÚDE

DEIXE SEU RECADO

VISITAS

Tecnologia do Blogger.
'); document.write(''); document.write(''); document.write('